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Permite aos Encarregados de Educação, solicitar a redução ou suspensão do pagamento referente aos serviços previstos no Programa de Apoio à Família, conforme previsto no Regulamento Municipal de Ação Social Escolar.
Este pedido só deve ser efetuado pelos/as encarregados de educação após terem solicitado junto do respetivo agrupamento de escolas a reclassificação do escalão do ASE.
Sem Sessão
O serviço que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados.
Documentação
Documentos e requisitos

  • Certidão de domicílio fiscal de todos os elementos que compõe o Agregado familiar;
  • Certificado de constituição do Agregado Familiar emitido pela Autoridade Tributária;
  • Declaração de IRS e nota de liquidação ou declaração da repartição das fianças que compre a isenção do IRS;
  • Declaração emitida pela Segurança Social referente a pensões, subsídios ou prestações auferidas e outros benefícios atribuídos ao /à requerente ou a qualquer outro membro do agregado familiar ou declaração em como não beneficia de qualquer um dos apoios mencionados;
  • Certidão de bens móveis sujeitos a registo e imóveis emitida pela Autoridade Tributária;
  • Extrato das contas bancárias de todos os elementos do agregado familiar;
  • Atestado da Junta de Freguesia a comprovar a frequência do(s) menor(es)  nas Atividades de Animação e de Apoio à Família e/ou Componente de Apoio à família;
  • Recibo da Renda de casa ou prestação mensal relativa a empréstimo bancário, seguros de vida e multirriscos, bem como de condomínio (em caso de habitação própria), se aplicável
  • Despesas com água, saneamento básico e resíduos sólidos urbanos, luz, gás, telefone e internet, se aplicável;
  • Despesas mensais de saúde e lista da medicação prolongada, se aplicável;
  • Despesas mensais com transportes, nomeadamente o valor do passe social, se aplicável
  • Despesas mensais com educação, se aplicável
  • Despesas com a frequência de equipamento social, se aplicável
  • Documento comprovativo de benefícios auferidos para apoio à habitação, se aplicável

Notas

Os documentos entregues devem reportar-se ao último mês.

Custo e prazo

Custo estimado

  • Gratuito (sem custo associado)

Prazo estimado

  • Cerca de 30 dias
Mais informações


Motivos de recusa

  • Pedido/comunicação mal instruído - Falta de qualquer formulário, documento ou outro tipo de informação; Entrega de documentos fora do prazo definido, de documentos com data de validade expirada ou de documentos sem valor; Pedido/comunicação incompatível com outro em curso; Pedido/comunicação não compreensível - Falta de dados que não permitam a boa análise do pedido/comunicação, resultante do modo como está escrito ou de rasuras. Pedido/comunicação apresentado fora do prazo - Apresentação do pedido/comunicação fora do prazo definido.
  • Pedido/comunicação apresentado por pessoa sem poderes para o ato - Falta de legitimidade do interessado para apresentar o pedido/comunicação ou pedidos/comunicações anónimos.
  • Pedido/comunicação apresentado a uma entidade sem competência - O pedido/comunicação é apresentado a uma entidade que não tem competência para a matéria em causa ou competência territorial.
  • Falta de pagamento de taxa do pedido/comunicação - Falta de pagamento de qualquer taxa, emolumento ou preparo definido para o pedido/comunicação.
  • Não cumprimento dos requisitos técnicos - Não cumprimento, no todo ou em parte, de qualquer requisito técnico exigido pela lei e/ou regulamentos.